terça-feira, 2 de setembro de 2014

ANTONIO CABRAL FILHO, MINEIRO * Antonio Cabral Filho - Rj

Igreja Matriz de Frei Inocêncio,
município de Frei Inocêncio - Mg
*
AUTOBIOGRAFIA EM TROVAS
*
Meu bisavô João Cabral
Padrasto do meu avô,
Não sabe quanto é legal
Me orgulhar de quem eu sou.

Meu avô “ José Cabral “
É José Pedro da Silva,
Mas acabou como tal
Pelas graças da mãe diva.

Meu pai honra meu avô,
São CABRAIS de alto renome.
Seus legados dão valor
A quem tem Cabral no nome.

ANTONIO CABRAL DA SILVA,
Que no Cavaco dedilha,
Espero que a lira sirva
De base na redondilha.

ANTONIO CABRAL é homem,
Pois homem tem que ser homem.
Quem não tem verve de ANTONIO,
Tire o Cabral do seu nome.

Sou ANTONIO CABRAL FILHO,
Que em vossa presença emigra;
Do pinto que não quer milho
João Cabral que lho diga.

Sei que não fez porque qui-lo,
Mas o Antonio Cabral,
Assim, solteiro, sem FILHO,
Não sou eu nem o LEGAL.

Todo CABRAL é parente,
Com raízes além mar,
Tem cara de boa gente,
Mas é bom não descuidar...

*
Antonio fui batizado
Por glória da devoção,
Mas CABRAL é meu legado
Pela pura tradição.

Aquele que nasce ANTONIO
Não se dobra pelo cobre,
Pois vem de filão idôneo
E tem espírito nobre.

Agosto, mês de desgosto,
Quanto mal falam de ti,
Mas não fujo do meu posto:
Em quatorze é que nasci.

Pela mãe eu sou SARAIVA,
Pelo pai eu sou CABRAL;
Tudo isso dá-me raiva,
Mas acaba em Portugal.

Minha bisavó paterna,
Eu garanto que é feliz,
Pois plantou raiz eterna:
Jamais mulheres servis.

Foi um grande italiano
Pai da minha vovó Linda,
Meu bisa foi mariano;
Maria de Jesus brinda!

Meu bisavô tinha fé,
Chamar filha de Olinda
Maria de Jesus é
Tornar-se melhor ainda.

Vovó Maria Olinda
É como aprendi seu nome;
Mas Jesus fê-la mais linda
Por estar no sobrenome.

Vovó Maria Olinda
Era mais que o sobrenome,
Era Maria, oh linda,
Seu amor está no nome.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário