quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Suplemento Literário Minas Gerais - SLMG * Antonio Cabral Filho - RJ

SUPLEMENTO LITERÁRIO
MINAS GERAIS - SLMG
*
1 -
SUPLEMENTO LITERÁRIO MINAS GERAIS - SLMG
www.cultura.mg.gov.br
(MINAS GERAIS (SL) Nº 574 - 01 de Outubro 1977)
*
O LIBERAL
 (cod 09386)
LINK
http://www.letras.ufmg.br/websuplit/exbGer/exbSup.asp?Cod=12057410197710
*
Um dia...
Um belo dia de sol
caminhando por ruas
aristocráticas
de uma cidade
de um país
certamente liberal
encontrei um amigo
o Rei Manuelini II
espojado no mármore
à entrada de um templo
e ao indagar-lhe o prquê
de ali estar
tive a seguinte resposta:
- Sou o Rei Manuelini II !
Ok, respondi e fui-me.
*
2 -

SUPLEMENTO LITERÁRIO MINAS GERAIS - SLMG
www.cultura.mg.gov.br
(MINAS GERAIS (sl) nº 599 25 de março de 1978)
*
ESTAÇÃO FINAL
cod 01706
LINK
http://www.letras.ufmg.br/websuplit/exbGer/exbSup.asp?Cod=13059903197810
*
Foi a vida
que me fez assim
tão duro
quando jovem
eu era como as flores
me perdia nos jardins da vida
entre pessoas jovens como eu
não existiam limites para amar
amávamos ao extremo das loucuras
e quando exigiam de nós
nossas identificações
respondíamos apenas:
- Somos a felicidade!
E, hoje, ante o fantasma da realidade,
vejo quanto é triste o outono da vida.
*
3 - 

SUPLEMENTO LITERÁRIO MINAS GERAIS - SLMG
www.cultura.mg.gov.br
(MINAS GERAIS (sl), 01 de julho de 1978)
*
UM HOMEM DE VINTE E CINCO ANOS
cod 01995
LINK
http://www.letras.ufmg.br/websuplit/exbGer/exbSup.asp?Cod=13061307197811
*
Sou um fragmento
que vaga
ao sabor dos ventos

Não tenho metas
nem venho
de lugar nenhum

Minha origem
está em mim
tal qual meu fim

Quero apenas
ficar em paz
no meu canto

Não peço afeto
mas não se afastem
Sou Apenas um fragmento
*
4 - 
SUPLEMENTO LITERÁRIO MINAS GERAIS - SLMG
www.cultura.mg.gov.br
(MINAS GERAIS (SL) nº 634 25 de novembro de 1978)
*
DIÁRIO
cod 02432
LINK
http://www.letras.ufmg.br/websuplit/exbGer/exbSup.asp?Cod=13063411197811
*
À noite
ao recolher-se
tentou ordenar o dia
dar forma aos atos
explicar as omissões
enfim
dar o toque de classe
na obra-prima
que poderia ter sido o seu dia
No dia seguinte
acordou atrasado
Ainda tentou
recordar-se de alguma coisa
Inútil
Foi trabalhar
À noite ao recolher-se
repetiu o mesmo exercício
e adormeceu pensando o seu dia
*
5 - 
SUPLEMENTO LITERÁRIO MINAS GERAIS - SLMG,
www.culturamg.gov.br
(MINAS GERAIS (SL), Nº 652, 31 DE MARÇO DE 1979)
*
PALAVRA
cod 15544
LINK
http://www.letras.ufmg.br/websuplit/exbGer/exbSup.asp?Cod=13065203197909
*
 Como os últimos momentos são tão iguais, que quando surgem causam sobressaltos, aquele não foi diferente.
     Eu estava com os olhos protegidos contra a poluição contextual; por isso, tive de ativar a visão para acreditar e aguçar a memória para ver o moço, tão sobressaltado quanto eu, sentado ao meu lado no coletivo, que tirava cigarros do maço, acendia-os, fumava até à metade e jogava as cinzas e as baganas no piso do carro, entre nós dois.
     Mexia-se inquieto, cruzava e descruzava braços e pernas, nas pausas entre um cigarro e outro.
     Quando restava o último, acendeu-o, cruzou as pernas e acomodou como quis o braço desocupado sobre o joelho, enquanto chamineava cinzentas baforadas de fumaça, ansioso e exausto.
     De repente, atirou o cigarro no chão, e se levantou irritado, dirigindo-se a mim:
- Quê que há meu chapa?! Por que está me prestando atenção?! 
     Como os últimos momentos são tão iguais que quando surgem causam sobressaltos, fiquei sobressaltado e disse-lhe que finalmente arrancara uma palavra de alguém, pois uma troca de ideias hoje em dia, é coisa de paranóico mesmo. 
     Em seguida, nós dois, sobressaltados um com o outro, saltamos do ônibus e sumimos, correndo em direções contrárias.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário